Saiba como usar FGTS no financiamento de imóvel em Criciúma

 

O financiamento de imóveis é uma das alternativas mais viáveis para quem sonha em ter a casa própria. Se você também compartilha desse sonho, acompanhe neste post todas as informações sobre como usar FGTS no financiamento de imóvel e tornar mais fácil a realização dos seus planos!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador e o seu saldo pode ser sacado em algumas circunstâncias específicas, sendo o financiamento imobiliário uma delas.

Mas como usar o FGTS para financiar a sua casa própria? Acompanhe este conteúdo até o final para entender como o seu saldo no Fundo de Garantia pode te ser o empurrão que faltava para você fazer a sua compra.

O que é o FGTS

O FGTS é um direito garantido pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a todo trabalhador com carteira assinada. Conforme indica o artigo 11 da Lei 5.107/1966 é responsabilidade do empregador depositar mensalmente o valor correspondente a 8% do salário bruto do contratado na conta social da Caixa em nome do empregado.

Também é dever do empregador repassar mensalmente as informações sobre o depósito do FGTS de cada trabalhador por meio do holerite. A consulta do saldo pode ser feita a qualquer momento no aplicativo oficial do FGTS disponível na Play Store e Apple Store ou no site oficial da Caixa.  Nessas plataformas digitais, o beneficiário poderá conferir o extrato de recebimentos e saques em detalhes.

Como usar FGTS para comprar imóvel

O trabalhador não pode utilizar o Fundo de Garantia sempre que quiser.  A lei estabelece que o dinheiro que fica guardado pela Caixa pode ser usado somente em situações emergenciais - como foi no caso da pandemia do coronavírus -, após demissão sem justa causa ou então para financiamento de imóveis.

Regras para usar FGTS em financiamento

No caso do financiamento imobiliário, o trabalhador pode usar a totalidade do saldo do FGTS para as seguintes situações:

- compra de imóveis e construção (para entrada ou valor total);

- amortização ou liquidação do saldo devedor;

- pagamento de parte do valor das prestações.


Em todos os casos, as regras exigidas do comprador para o uso do saldo do FGTS são:
- Ser maior de idade;

- Não ter outro financiamento imobiliário ativo no Brasil;

- Não possuir outro imóvel em seu nome;

- Ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS (pode ser de empresas e períodos diferentes);

- Usar o saldo para compra de imóvel em seu próprio nome;

- Não ter o nome negativado pelo Serasa;

- Financiar um imóvel cuja prestação corresponda no máximo a 30% da renda familiar bruta do contratante.

Além das regras para o comprador, o imóvel também precisa atender a alguns requisitos. As condições exigidas pela Caixa são:

- Estar localizado em uma área urbana;

- Ser imóvel com finalidade residencial;

- Ser um imóvel para moradia própria do contratante;

- Ser um imóvel já construído ou para construir - não pode ser somente um terreno;

- Ter sido vistoriado e averbado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);

- Ter um valor de até R$ 1.500.000;

- Não ter sido adquirido por FGTS nos três anos anteriores. 


Saiba que além do FGTS você também pode usar o programa Casa Verde e Amarela para facilitar o financiamento de um imóvel.

Documentos necessários

O próximo passo é reunir a documentação necessária. Uma recomendação é procurar uma imobiliária de confiança para fazer a simulação do seu financiamento. Se você é morador de Criciúma, conte com a Góes para te auxiliar nesse processo. Tenha em mãos:

- Documento oficial de identificação;

- Extrato de conta vinculada ao FGTS (pode ser emitida no aplicativo ou site da Caixa);

- Carteira de Trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime FGTS;

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em seu nome e em nome do cônjuge (caso seja casado ou tenha União Estável);

- Certidão de casamento ou declaração de União Estável;

- Contracheque de até três meses mais recentes - pode ser nota fiscal caso seja um trabalhador autônomo.


Com essa documentação você também pode consultar quais seriam as condições aprovadas em seu nome no Simulador Habitacional da Caixa

Como usar FGTS para amortizar financiamento

No caso de utilização do Fundo de Garantia para amortizar o financiamento já contratado, o saldo do FGTS é usado para diminuir o saldo devedor - reduzindo também o valor das parcelas do financiamento - ou então para quitar o débito de vez. Esse procedimento pode ser feito quantas vezes o beneficiário quiser, inclusive com recursos financeiros que não sejam provenientes do FGTS. 

A amortização do financiamento pode ser feita diretamente pelo beneficiário sem precisar sair de casa. Basta acessar o aplicativo da Habitação Caixa ou no site do banco no qual foi contratado o financiamento. 

Ficou animado com a possibilidade de aprovar um financiamento em seu nome? Então confira aqui dicas da Góes para encontrar um imóvel ideal e garantir uma escolha a altura dos seus sonhos!

Financie o seu imóvel em Criciúma 

Outra vantagem para quem pensa em financiar um imóvel atualmente é a queda nos juros do financiamento imobiliário. Tendo em vista o cenário favorável, em 2020 foram contratados cerca de R$ 1,2 bilhão em financiamentos - valor três vezes maior do que o apurado em 2019. A tendência para 2021 é de que os juros continuem reduzidos.

Então, que tal aproveitar e aplicar seu FGTS na contratação de um financiamento imobiliário para comprar sua casa ou apartamento em Criciúma? Você pode contar com a Góes para fazer uma avaliação e conferir as opções de imóveis que podem ser aprovados em seu nome. Basta entrar em contato com um dos nossos corretores.

Voltar